Cuidados com o cabelo

Os cuidados para o crescimento do cabelo para mulheres de 40 anos vêm para combater duas principais queixas: queda e perda de “massa”, dando aquele aspecto de cabelo fino/ralo. Inclusive, isso pode acontecer por vários fatores, que atuam em conjunto, como a redução na produção de nutrientes, alterações hormonais, resposta ao sol e poluição, processos químicos excessivos e assim por diante. A partir disso, separamos tudo o que você deve incluir na sua rotina para manter os fios mais saudáveis, volumosos e brilhantes. Confira!

1# Fios brancos: o que fazer?

No geral, a maioria das mulheres começa a notar um excesso de fios brancos bem antes dos 40 anos, mas é aqui que tudo fica mais intenso. A queda na produção hormonal e a ação anterior, como tinturas e alisamentos, começam a pesar e os fios parecem não ter mais a mesma vitalidade. Ao mesmo tempo, você precisará escolher o que quer fazer com os fios brancos, o que leva a outro desafio: o excesso de pinturas. Mesmo as tintas que se dizem mais saudáveis causam uma redução nos aminoácidos do fio, o que compromete a integridade. Logo, a cabeleira começa a diminuir mais rapidamente. Então, se você escolher começar ou continuar pintando os cabelos, é essencial apostar em reconstruções que tenham uma base de queratina, fortalecendo a estrutura capilar. Já para as mulheres que optam por assumir os cabelos brancos, é essencial intensificar os cuidados de proteção solar, hidratar e optar por produtos lilás ou roxos, que evitam o amarelado.

2# Cuidados para o crescimento do cabelo para mulheres de 40 anos: couro cabeludo

Assim como a pele da face, o couro cabeludo tende a mudar ao longo dos anos e pode ficar mais seco e sensível. Para garantir o crescimento saudável dos fios e evitar desconfortos, você deverá cuidar dessa base, evitando descamações, vermelhidão ou mesmo outros machucados. Dessa forma, fica a dúvida de como exatamente oferecer esse cuidado e, para isso, separamos algumas dicas:
  • Nunca lave os cabelos em água muito quente, sempre escolha de morna a fria;
  • Não esfregue o couro cabeludo com as unhas ou muito fortemente;
  • Faça movimentos suaves com o shampoo no couro cabeludo para limpar e estimular a circulação sanguínea;
  • Sempre lave muito bem os fios, eliminando qualquer resíduo de produto;
  • Evite aplicar óleos diretamente na raiz dos cabelos;
  • Utilize protetor solar em spray, que são mais fáceis de aplicar ao longo da cabeleira;
  • Evite dormir com os fios molhados;
  • As químicas nunca devem ser aplicadas no couro cabeludo.

Inclusive, se notar mudanças bruscas, como vermelhidão ou descamação, procure um tricologista ou dermatologista o quanto antes e siga as recomendações de cuidado. Inclusive, se você sente que está com os fios muito finos e sem volume, vale a pena conhecer os Apliques Bela Charme, os quais são super fáceis de usar e vão aumentar a sua cabeleira.

3# Evite a tração ao máximo

Entre os cuidados para o crescimento do cabelo para mulheres de 40 anos (e todas as outras) é evitar ao máximo a tração em excesso. Na prática, tracionar significa puxar os fios. Geralmente para fazer penteados, como tranças boxeadoras, box braids coques ou rabos de cavalo. O que acontece é que, ao tracionar os fios, você eleva as chances de quebra e ainda pode contribuir para o aparecimento das “entradas”, dando o aspecto de testa maior. Após os 40 anos, com os fios naturalmente mais frágeis, essa tração pode fazer com que você tenha a sensação de que os cabelos nunca crescem, quando, na verdade, estão sempre quebrando. Então, independentemente dos penteados que escolher, deixe os fios mais soltas e evite o uso de elásticos ou presilhas de ferro. Além do mais, opte por lacinhos revestidos de cetim, por exemplo, que oferecem mais proteção aos fios.

4# Reduza o excesso de químicas e fontes de calor – Cuidados para o crescimento do cabelo para mulheres de 40 anos

Aqui na Bela Charme sabemos que muitas mulheres investem anos conquistando o cabelo dos sonhos, seja no tom ou na curvatura. Entretanto, com o passar dos anos e as alterações do organismo, os fios exigem novos cuidados, o que significa aprender a escolher meios mais saudáveis. Mas calma, isso não significa que você terá que abandonar o seu cabelo dos sonhos. Pelo contrário, é preciso entender como manter aquele resultado sem prejudicar a estrutura. Nesta perspectiva, é ideal reduzir os excessos, principalmente de químicas e fontes de calor. Dessa forma, algumas dicas incluem:
  • Aumentar o intervalo entre os retoques, seja de tinturas ou outras;
  • Evitar o uso de secador e chapinha todos os dias;
  • Sempre que usar fontes de calor, apostar em protetores térmicos;
  • Buscar outras maneiras de chegar ao resultado, como tranças os fios para ter uma outra textura;
  • Evitar químicas fortes e optar por outras mais leves;
  • Investir em máscaras tonalizantes etc.

5# Outros cuidados: rotina e alimentação

Por fim, separamos alguns outros cuidados importantes que não devem ficar de fora da sua rotina, principalmente após os 40 anos. A princípio, lembre-se que o cuidado começa internamente. Daí a importância de se alimentar bem, beber bastante água e ter uma vida mais equilibrada e ativa. Tudo isso mudará não apenas os seus cabelos, mas sua vitalidade, pele, energia, humor e muito mais. Além disso, invista em cuidados diários, como o uso de produtos de qualidade, protetores solar, óleos reparadores e demais que forem necessários. Já no corte, é interessante investir em camadas, principalmente para os cabelos mais finos, garantindo movimento. Mas você pode escolher aquele com o qual mais se identifica. Da mesma forma, mantenha uma rotina de cuidados para hidratar, nutrir e reconstruir, para que a integridade estrutural dos cabelos seja garantida. Nesses casos, você pode começar um cronograma capilar em casa com um teste simples. Em um copo com água, coloque uma pequena mecha do seu cabelo e observe se o mesmo:
  • Boiou: sinal de que precisa hidratar mais;
  • Ficou no meio do copo: sinal de que deve investir em nutrição;
  • Afundou completamente: é um sinal de que você precisa reconstruir o fio.
Enfim, se quiser acompanhar todas as novidades e conhecer mais produtos de cuidados pessoais, inscreva-se com o seu e-mail e receba tudo na sua caixa de entrada, incluindo descontos exclusivos!
CabeloCuidados com o cabeloDicas para cuidar do cabeloFortalecimento do cabeloTratamento de crescimento de cabelo

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.