Emagrecimento para mulheres de 40 anos

O emagrecimento para mulheres de 40 anos ou mais sempre surge como um desafio, mas a realidade é que você precisa conhecer mais sobre o assunto para atingir o seu objetivo. Afinal, o corpo muda com o passar dos anos, provocando uma série de alterações que nem sempre são percebidas como deveriam. Então, descubra tudo o que você precisa saber sobre o tema agora mesmo!

Idade e emagrecimento – Existe alguma relação?

É comum ouvir por aí que, depois dos 40, é mais difícil ou até impossível perder peso. Entretanto, é preciso entender os motivos para isso. Dessa maneira, o passar dos anos traz uma série de mudanças para o corpo, dentre elas, temos a taxa metabólica basal, alterações hormonais e perda de massa muscular. Na prática, o seu corpo começa a entrar em um novo ciclo onde precisa de uma menor quantidade de músculos e menos calorias para funcionar, no quesito de coisas simples, como se locomover. Em resumo, o metabolismo fica mais lento e os músculos são reduzidos, o que pode contribuir com a flacidez. Nas mulheres, o passar dos anos ainda resulta na menopausa, onde a transição começa a partir dos 40, e causa impacto na produção hormonal, que também contribui com a questão do peso. Entretanto, isso não quer dizer ser impossível emagrecer, mas que esses fatores devem ser pensados no processo.

Emagrecimento para mulheres de 40

Sabendo que existe essa relação entre idade e perder peso, é importante entender como alcançar os seus objetivos sem acabar frustrada, já que nem sempre é tão fácil ou rápido. Pensando nisso, separamos algumas das melhores dicas que vão impulsionar você nos cuidados pessoais, tome notas:

1# Aprenda a assumir a responsabilidade de forma saudável

Uma das principais dicas para perder peso com a chegada nos quarenta anos é entender o que é sua responsabilidade, e o que não é, mas também evitar que isso se torne um fardo a ser carregado. Na prática, é possível emagrecer em qualquer idade, mas cada uma dessas etapas pode trazer desafios diferentes. Ou seja, você é capaz, mas terá que se adaptar enquanto para de dizer ser tudo culpa da “idade”. Veja, se você não adota novos hábitos e continua fazendo exatamente a mesma coisa, não pode esperar por resultados diferentes. Mas lembre-se, assumir a responsabilidade difere de se culpar ou mesmo de desistir, significa entender e dar os primeiros passos em uma nova direção.

2# Emagrecimento para mulheres de 40: não foque apenas na balança

Um dos principais erros que levam muitas mulheres a não atingir aquele resultado de corpo dos sonhos o excesso de atenção nos números da balança, mesmo antes dos 40. Em resumo, o corpo humano precisa de um certo equilíbrio, o que faz com que nem sempre as expectativas e a realidade sejam condizentes. Imagine, por exemplo, que o seu sonho é ter um corpo mais curvilíneo, tem pouco mais de 1,60m de altura e decide que o seu peso deveria ser 55. Neste exemplo, o peso não condiz com a imagem, já que não dá para selecionar partes do corpo que vão perder gordura e outras que vão se manter. Então, você teria que escolher entre chegar ao peso desejado ou ter curvas. Claro que esse é um exemplo simples, mas basta pensar quantas vezes você perdeu peso e acabou “sem bunda” ou engordou e notou uma “pochete”. Para evitar o efeito sanfone, bem como a frustração, é hora de deixar os números um pouco de lado. O ideal é que você foque em estrutura, para não deixar a balança se tornar uma inimiga. Você pode pesar mais que o planejado e ter o corpo que deseja ou ficar sempre insatisfeita.

3# A sua rotina precisa de uma estrutura bem definida

O emagrecimento para mulheres de 40 significa adotar uma rotina estruturada, para que o seu corpo e mente aprendam o que está por vir e não entrem em estado de alerta. Funciona assim, quando você tem uma rotina e a segue, com horários para acordar, dormir e se alimentar, todo o seu sistema aprende e se prepara para os próximos passos. Dessa maneira, controla a produção de massa muscular, absorção de gordura e outros sistemas, como bexiga. Mas, quando você não tem uma rotina e come “quando dá”, o seu corpo entende que, talvez, fique sem alimento por muitas horas. O resultado é que, ao comer, absorve tudo mais rapidamente, criando estoques, aumenta a fome e reduz a sensação de saciedade. Portanto, é essencial ter uma rotina regrada, que favoreça o seu metabolismo, a continuar funcionando, e ainda evita a prisão de ventre, inchaço, retenção de líquido, etc. Então, defina uma rotina que funcione e a siga.

4# Aposte em uma nova alimentação no emagrecimento para mulheres de 40

A alimentação funciona como o combustível do seu corpo. Mas, se você faz escolhas ruins continuamente, esse sistema acaba comprometido. Sendo assim, todas as alterações exigem que você faça escolhas mais balanceadas, que tenham os nutrientes que precisa. Não à toa, é preciso investir mais em alimentos saudáveis e naturais, reduzir o consumo de industrializados e de açúcar e assim por diante. Porém, isso não significa deixar de lado o que você gosta, mas adaptar. Você pode continuar comendo de tudo, mas escolhendo pratos mais variados e deixando aqueles excessos, como lanches e pizzas, para datas especiais, comemorações e finais de semana. No dia-a-dia, opte por legumes e vegetais, hortaliças, frutas, grãos e muita proteína, para que os seus músculos se mantenham mais fortes. Pensando no emagrecimento, evite farinha branca, frituras, fast food e comidas congeladas. Em alguns casos, é necessário focar em uma reeducação alimentar, para aprender como comer mais devagar e saborear os pratos.

5# Adotando novas estratégias

Por fim, o emagrecimento para mulheres de 40 envolve adotar novas estratégias, como:
  • Atividades físicas diferenciadas, como musculação e pilates;
  • Aposte em métodos para reduzir estresse, como yoga e meditação;
  • Faça check-ups para conferir o estado atual da sua saúde;
  • Siga os tratamentos recomendados, incluindo uso de medicamentos;
  • Cuide do seu sono: dormir bem é essencial;
  • Converse com outras pessoas sobre o tema;
  • Tenha mais consciência sobre o que faz, incluindo medos e expectativas.
Cabe destacar que cuidar da sua mente é parte do processo, para ter saúde física e emocional, trazendo mais qualidade de vida para os seus dias. Então, se considerar necessário, não hesite em procurar por bons profissionais. Já para saber mais, acompanhar todas as novidades e ter descontos exclusivos, deixe o seu e-mail aqui na Bela Charme e não perca nada!
Como emagrecrerDicas de emagrecimentoEmagrecimendoEmagrecimento para mulheresPerder peso rápido

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.